Conhecida por cirurgia da obesidade ou cirurgia de redução do estômago, a cirurgia bariátrica consiste em um procedimento cirúrgico que objetiva tratar a obesidade. Ela auxilia de maneira significativa na perda de peso e, consequentemente, melhora as condições associadas à obesidade, como doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes tipo 2 e outros problemas decorrentes do excesso de peso. O objetivo principal na cirurgia é reduzir o tamanho do estômago e/ou diminuir a absorção de alimentos e calorias. Sendo assim, com essa alteração anatômica, o paciente terá como resultado uma redução na sua capacidade gástrica e também uma alteração hormonal, levando a uma mudança em sua saciedade. Logo, de maneira geral, se antes o paciente com obesidade ficaria satisfeito com uma determinada quantidade de comida, após a cirurgia bariátrica, ele sente-se saciado com uma quantidade menor, e é essa lógica, ligada a outros fatores da fisiologia gastrintestinal e endócrina, que o levará ao emagrecimento. 

A cirurgiã geral especialista em cirurgia bariátrica, Dra. Carolina Ribeiro, explica que a maioria das cirurgias desse tipo hoje em dia são feitas por videolaparoscopia. Assim, o processo pós-operatório torna-se muito mais acelerado, menos doloroso e com menos riscos de infecções, já que a área corporal exposta é muito menor. Dessa forma, o paciente consegue retornar a suas atividades laborais muito mais rapidamente e com menores dificuldades.

A Dra. Carolina recomenda que os pacientes que têm interesse na realização da cirurgia bariátrica sempre atentem ao fato de que a cirurgia é apenas uma etapa do tratamento da obesidade. O processo de adaptação de vida do paciente após o procedimento cirúrgico é fundamental para o sucesso da cirurgia. A médica ainda recomenda que o paciente seja acompanhado por endocrinologista, nutricionista e psicólogo para que os tratamentos necessários para a saúde, bem-estar e manutenção de um peso saudável sejam prescritos, sendo o paciente cuidado por completo, com todo o carinho, a dedicação e a atenção que ele merece.

Compartilhe
× Agendar Consulta!