A cirurgia bariátrica é um grande passo para o tratamento da obesidade. Por ser considerada uma cirurgia de grande porte e que causa uma grande mudança na vida do paciente, uma rotina pré-operatória de consulta e exames se faz necessária.
É importante que, durante o pré-operatório, o paciente entenda o que a cirurgia representa e as mudanças que virão em seguida, tanto na dieta quanto no estilo de vida.
Ao longo do período pré-operatório, o paciente será avaliado, além do cirurgião bariátrico, por nutricionista, psicólogo e endocrinologista. Todos os especialistas irão avaliar o paciente como um todo, desde a dieta até doenças associadas à obesidade, orientando mudanças e tratando possíveis patologias. Também são solicitados diversos exames para avaliação pré-operatória. Todo o processo, no final, visa preparar o paciente da melhor forma possível, a fim de reduzir o risco cirúrgico, e traçar a melhor estratégia cirúrgica para aquele paciente.
Consulta Endocrinológica- avaliar pacientes e exames, buscando alterações que possam estar perpetuando ou agravando a obesidade (exemplo: hipotireoidismo), diagnosticar e tratar condições associadas à obesidade, como a síndrome metabólica, diabetes mellitus e esteatose hepática.
Consulta Nutricional- identificar erros alimentares, orientar dieta adequada no pré-operatório, prescrever a dieta de pós-operatório.
Consulta Psicológica- detectar possíveis distúrbios alimentares, como a compulsão, avaliar quadros de ansiedade ou depressão comumente encontrados na obesidade, auxiliar o paciente a superar estas questões.
Exames complementares- laboratoriais (sangue e urina), endoscopia digestiva alta, ecocardiograma e eletrocardiograma, radiografia de tórax, ultrassonografia abdominal, entre outros.